Cuide de si, nós ajudamos


No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, celebrado a 19 de maio de 2019, os médicos internos de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Ilha de São Miguel (USISM), em parceria com a ARTAC, a Ventoencanado Produções e a RTP-Açores, desenvolveram uma campanha de sensibilização para a saúde, inspirada no conceito “Cuide de si, nós ajudamos”. Esta campanha composta por 4 filmes publicitários, pretende sensibilizar os utentes do Serviço Nacional de Saúde para a importância do papel do Médico de Família e também para os comportamentos de cada um em relação à sua saúde.

Da parte do portal MGFamiliar queremos louvar esta excelente iniciativa e destacar a excecional qualidade do produto final. E também o nosso MUITO OBRIGADO por terem partilhado estes filmes connosco.


Filme 1 – “Quem é o seu médico de família?
Um conjunto de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar procura responder à questão “Quem é o seu médico de família?”, como se falassem diretamente ao seu utente na consulta.


Filme 2 – “O marido da Lúcia”
O marido de Lúcia é diabético, sofre de inúmeras complicações, consequentes do estadio avançado e não controlado desta doença. A Lúcia explica alguns dos descuidos do marido ao longo dos anos (erros alimentares, má adesão terapêutica, incumprimento das vigilâncias médicas) e expõe as complicações da doença. 


Filme 3 – “Os pais da Inês”
Inês é filha de pais hipertensos. Confidencia os descuidos mais frequentes dos seus pais, como o abuso do sal e da “pimenta da terra”, sedentarismo, incumprimento terapêutico e ausência da vigilância. Explica que, por estes motivos, o pai se encontra internado por uma complicação da hipertensão mal controlada. Termina, alertando para a importância da vigilância da pressão arterial e, novamente, para a necessidade de responsabilização dos seus pais. 


Filme 4 – “O avô do João”
O avô do João é polimedicado, devido às suas doenças crónicas. Em jeito de desabafo, o João transmite algumas expressões características ouvidas pelos médicos quando os utentes não trazem a listagem da medicação habitual à consulta. Este filme pretende apelar para a importância de o utente conhecer a sua medicação habitual e conseguir comunicá-la ao seu Médico de Família. 

Editorialblog
Menu