Cálcio e Vit. D não previne o declínio cognitivo

 Por Maria João Pitta F. Silva, UCSP Barão do Corvo

 

Pergunta clínica: Cálcio + vitamina D ajuda a prevenir o declínio cognitivo nas mulheres idosas?

Desenho do estudo: Este estudo é uma análise “post hoc” dos dados do estudo Women’s Health Initiative, cujos resultados foram publicados no Journal of the American Geriatrics Society. 4143 mulheres com idade igual ou superior a 65 anos e sem diagnóstico de demência no início do estudo foram aleatorizadas e distribuídas por 2 grupos com duas estratégias terapêuticas diferentes: 2034 participantes foram efectuaram diariamente um suplemento de 1000 mg de carbonato de cálcio + 400 UI de vitamina D e 2109 participantes receberam um placebo. Anualmente, foram submetidas a uma avaliação do estado cognitivo para classificação das mulheres em três possíveis estados: demência provável, défice cognitivo ligeiro, estado cognitivo normal. A avaliação do estado cognitivo constituiu o outcome primário.

Resultados: A média de idades foi de 71 anos. Após um follow-up de 7,8 anos:

– 4,8% no grupo tratado vs 5,1% no grupo placebo desenvolveram comprometimento das funções cognitivas (demência provável ou comprometimento cognitivo ligeiro).

– 39 participantes no grupo tratado vs 37 no grupo placebo desenvolveram demência.

– 98 participantes no grupo tratado  vs 108 participantes no grupo placebo, desenvolveram comprometimento cognitivo leve.

Os autores concluíram que o cálcio + vitamina D não foi melhor melhor do que o placbo na prevenção do declínio cognitivo.

Comentário: O declínio cognitivo na população idosa é um grande problema de saúde pública e não existe actualmente nenhuma forma de tratamento preventivo, daí a relevância dos estudos nesta área. A dose de vitamina D utilizada neste estudo foi baixa e teria sido interessante medir os valores séricos de vitamina D no fim do estudo, de forma a analisar em que medida é que a suplementação com esta vitamina alterou os mesmos. Por fim, em estudos futuros, estudar o efeito do cálcio e da vitamina D separadamente poderá ser uma mais valia, nomeadamente utilizar doses mais elevadas desta vitamina em pessoas com baixos valores séricos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Prescrição Racional
Menu