Dieta low-carb pode ajudar na remissão a curto prazo da diabetes tipo 2

 

 

Pergunta clínica: As dietas low-carb e very low-carb são eficazes e seguras na remissão da diabetes tipo 2?

Desenho do estudo: Revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos aleatorizados que estudaram os efeitos da adoção de dietas low-carb e very low-carb por pelo menos 12 semanas em adultos com diabetes tipo 2.  A dieta low-carb corresponde a uma dieta com ingestão de <130g de hidratos de carbono/dia; ou dietas cujo contributo dos hidratos de carbono corresponde a <26% do total de calorias ingeridas diariamente. Dieta very low-carb corresponde a uma dieta com ingestão de <50 g de hidratos de carbono/dia; ou dietas cujo contributo diário dos hidratos de carbono corresponde a <10% do total de calorias ingeridas diariamente. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Medline, Embase, CENTRAL, CINHAL e CAB, registos de trials e literatura cinezenta até 25 de Agosto de 2020. A selecção de estudos, extração de dados e avaliação do risco de viés foram efectuados de forma independente por dois revisores e as divergências resolvidas por consenso.

Resultados: Foram incluídos 23 estudos, com um total de 1357 participantes. Aos 6 meses, e comparativamente às dietas controlo, os participantes sob dietas low-carb atingiram níveis mais elevados de remissão da Diabetes (definida como HbA1c<6,5%) (Diferença de riscos [RD] 0,32; IC 95% 0,17 – 0,47; 8 estudos; n=264; I2=58%), independentemente de estarem medicados farmacologicamente ou não. Para esta comparação, as dietas low-carb levaram a remissão de Diabetes aos 6 meses em mais 32 doentes por cada 100 (number needed to treat [NNT]= 4; IC 95% 2 – 6). Verificou-se uma diminuição do peso e dos níveis séricos de triglicerídeos ao fim de 6 meses, sendo que a diferença estatística se esbateu aos 12 meses. As dietas very low-carb foram menos eficazes relativamente às dietas low-carb no que diz respeito à perda de peso. Não foi identificada diferença significativa ou clinicamente importante entre os grupos no que diz respeito a eventos adversos aos 6 e aos 12 meses.

Comentário: A adesão, durante 6 meses, a uma dieta com baixo teor em hidratos de carbono pode conduzir à remissão da Diabetes tipo 2, sem que com isto se verifiquem consequências adversas. Uma dieta com um teor muito baixo em hidratos de carbono também é capaz de produzir os mesmos efeitos, mas a adesão é mais difícil, sendo maior a probabilidade de abandono. De referir que o número de participantes incluídos nesta meta-análise foi pequeno, sendo que a maioria dos estudos incluídos foram classificados com risco moderado a alto de viés, verificando-se uma heterogeneidade moderada. Foi encontrada evidência de viés de publicação relativamente à perda de peso.

Artigo original: BMJ

Por Joana Andrade Glória, USF Moliceiro

 

Fonte da imagem: BMJ

 

 

Prescrição Racional
Menu