Eduarda Vidal

Outras leituras: “O Principezinho” por Antoine Saint-Exupéry, Editorial Presença

Sem dúvida o Principezinho…ou “Le Petit Prince”…de SaintExupery, leitura obrigatória nas aulas de francês do meu 2º ano noColégio do Rosário…Confesso que não percebi nada na altura…Elefantes dentro de chapéus, cobras que comiam elefantes…adultos quenão tinham sido crianças, ovelhas dentro de caixas e que comiamembondeiros…

Enfim! Um livro mágico, que me “faz” relê-lo de vez emquando…Está sempre ali, bem pertinho… Sempre que o releio, apreendonovas coisas…Ainda há poucos dias o utilizei para uma apresentaçãosobre atendimento de Excelência…

O livro conta-nos a experiência vivida por um piloto, opróprio autor do livro, que em pleno deserto do Sahara, enquanto tentavaconcertar o motor do avião que se tinha despenhado, encontrou ummenino, que vivia num pequeno asteróide sem nome, mas com número e com 3vulcões miniatura e uma rosa muito bonita!

Ao lermos este livro, é como se estivéssemos lá, aacompanhar o principezinho nas suas viagens por vários planetas àprocura de um amigo, à procura de explicações simples de coisas simples!

Este menino ensina-nos o que realmente conta nesta vida: a amizade, a lealdade, a dedicação, os sentimentos!

Apesar de ser um livro da literatura clássica infantil, pode e deve ser lido em qualquer idade, pois conta-nos um segredo:  “As coisas importantes são muitas vezes invisíveis aos olhos, só com o coração é que podemos vê-las.”

Leituras médicas: “Seis minutos para o doente” de Enid Balint e J. S. Norel, Climepsi Editores, 1998

Vários são os livros relacionados com a Medicina, que tenhosempre à mão. Há sempre algo que preciso de consultar para que aspessoas que me procuram permaneçam por mais tempo possível saudáveis.

E assim tenho sempre à mão: “Occupational and EnvironmentalMedicine” de Joseph Ladou, Apleton and Lange, Medical book, paradeterminar como o trabalho, a exposição a determinados poluentesinterferem com a saúde e bem-estar das pessoas, como desencadeiam ouprovocam determinados problemas.

Tenho as Oito evidencias clinicas de 2009, relevantes paraos Cuidados primários, da APMCG, revista pelo Professor Vaz Carneiro daFML, para saber se de facto o que estou a fazer está certo ou o faço demodo empírico ou porque me disseram para o fazer, Current MedicalDiagnosis and Treatment, Lange 2009, porque é um tratado…

No entanto ,há um livro que recordo sempre e que me temajudado no meu dia-a-dia, na minha relação “médico-doente”,principalmente nos “casos difíceis. “ Seis minutos para o doente” deEnid Balint e J. S. Norel. Este livro coloca em evidência asinteracções na consulta de Medicina Geral e Familiar.

Dá importância ao tipo de entrevista: a que nos reduz naprocura de um diagnóstico orientado na doença à boa maneira tradicional,a entrevista orientada para o doente e a entrevista orientada para apessoa com toda a sua envolvência.

Os autores insistem na formulação de um diagnóstico global,que dá uma visão do estado médico e emocional da pessoa, das relaçõesconsigo próprio e com os outros.

Em média, as nossas consultas têm 15 minutos, mas quantotempo de facto temos para a pessoa que está à nossa frente? Que conseguetransmitir de si próprio? Que podemos nós médicos apreender durante otempo que de facto estamos com as pessoas que confiam em nós?

… ”Listen the patient, he is telling you the diagnosis”

LivroLivros
Menu