O homem que viu o infinito


De vez em quando surgem-nos filmes com aspectos biográficos de homens notáveis do mundo das ciências e do mundo académico. Uma das características deste tipo de filmes é o facto de permitirem aos espectadores descobrir algum do trabalho científico desses notáveis e descobrir, em simultâneo, aspectos daquele lado humano tantas vezes desconhecido. Nesta linha, recordo filmes como “Uma mente brilhante” ou “A teoria de tudo”. E tudo isto a propósito de um filme que é possível ver por estes dias nas nossas salas de cinema: “O homem que viu o infinito”.

Este filme fala-nos do matemático notável, Srinivasa Ramanujan, que viveu no princípio do século XX. O filme é bem revelador do conflito recorrente na história da humanidade entre os preconceitos de uma sociedade que se julga superior, e a evidência que a ciência revela, tantas vezes desconcertante e surpreendente. Um filme que toca também pela abordagem da crueldade do mundo académico e a nós, médicos, permite o contacto com uma doença infecto-contagiosa na era pré-antibióticos…

Jeremy Irons e Dev Patel têm neste filme um desempenho de excepcional qualidade.

 



Sinopse
Srinivasa Ramanujan (Dev Patel) é um génio autodidata de 25 anos de idade, que não conseguiu entrar na universidade devido ao seu estudo quase obsessivo e solitário da matemática. 
Determinado a prosseguir a sua paixão, Ramanujan escreve uma carta a um eminente professor do Trinity College, em Cambridge. 
O Professor Hardy (Jeremy Irons), reconhece a originalidade e o génio do talento puro de Ramanujan e, apesar do ceticismo dos seus colegas, empenha-se em trazê-lo para Cambridge para que as suas teorias possam ser exploradas.
Ramanujan deixa a família e a sua jovem noiva, e cruza o mundo até Inglaterra para, sob a orientação de Hardy, trabalharem nas suas teorias. 
Juntos, vão lutar para que o seu trabalho seja finalmente visto e reconhecido por um meio matemático que não está preparado para os seus métodos não convencionais. 
O Homem Que Viu o Infinito é a improvável história verídica de um génio único, cujas inovadoras teorias o levaram a sair da obscuridade, num mundo em plena guerra, e da sua luta incansável para mostrar ao mundo a genialidade da sua mente.
Fonte: UCI Cinemas


Ficha técnica
Título original: The Man Who Knew Infinity
2015; Género: Drama, Biográfico; Estados Unidos, 108 min.
Realização: Matt Brown
Argumento: Matt Brown
Produção: Matt Brown, Jon Katz, Edward R. Pressman, Joe Thomas, Jim Young
Elenco: Jeremy Irons, Dev Patel, Toby Jones, Stephen Fry, Jeremy Northam, Kevin McNally, Enzo Cilenti, Shazad Latif, Pádraic Delaney

Filmes que tocam
Menu