José Silva Henriques

Leituras médicas & não só… : “História da Guerra do Peloponeso” por Tucídides, Edições Sílabo, 2008, 1ª Edição

A “História da Guerra do Peloponeso”, também conhecida por“Os Oito Livros da Guerra do Peloponeso”, é uma excelente obra deHistória, ramo do saber pelo qual, entre outros, sempre tive uma grandepaixão.

O autor desta obra clássica e de referência, Tucídides (460a.C.-395 a.C.), ateniense, filho de um médico, é considerado um dosmaiores historiadores de sempre, e um pioneiro da História moderna.

O livro com mais de 700 páginas descreve com uma grandeobjectividade e rigor de análise de causa e efeito, o conflito armadoentre dois blocos do mundo helénico, em que um dos blocos era lideradopela aristocrata Esparta e o outro bloco liderado pela democrata Atenas.

Esta obra é, e será sempre uma fonte de ética, moral,filosofia, política e estratégia, para além de ciência militar, que nosproporciona preciosos ensinamentos sobre o que leva a mover e motivar oHomem na Sociedade, nas Organizações e no Mundo.

O Homo Sapiens Sapiens é e será sempre o Homo SapiensSapiens, com a sua grandeza e com a sua fraqueza. Também é assim que sefaz a evolução.

LivroLivros
Menu