Luís Monteiro

“A Crise, a Família e a Crise da Família”, de Mónica Leal da Silva da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012

 

O trigésimo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) intitula-se “A Crise, a Família e a Crise da Família” e pretende ser “uma reflexão ética sobre a família e o trabalho”.

Mónica Leal da Silva é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e ensina actualmente na Universidade Estadual do Michigan nas áreas de literatura infantil, escrita criativa, e língua portuguesa.

A experiência da autora como professora, mulher, mãe e cidadã, deste e do outro lado do Atlântico, constitui uma das mais-valias do livro.

De facto, Mónica Leal da Silva aborda de forma assertiva alguns dos dilemas actuais da sociedade lusa e norte-americana tais como a taxa de natalidade, o equilíbrio instável entre trabalho e vida familiar e o sistema educativo.

De todos os temas abordados ao longo das quase cem páginas saliento o terceiro capítulo em que se aborda o desafio que é cuidar dos “novos velhos muito velhos”. Tendo em conta dois excelentes documentários da PBS (Living Old e Caring for your parents) a escritora, para além de identificar o problema demográfico evidente, sugere soluções que passam por integrar os idosos, sempre que possível, na sua família e comunidade ouvindo e respeitando as opções de cada um e prevenindo o burn out dos cuidadores.

Dada a sua pertinência e actualidade este ensaio da FFMS constitui uma excelente sugestão de leitura para o Médico de Família actual.

                                                                                                                             Luís Monteiro

                                                                              http://pt.linkedin.com/in/luismiguelmonteiro

Livros
Menu