Maria José Ribas

Quando o Carlos me pediu para falar dos livros que mais metocaram, desci as escadas e sentei-me em frente aos meus livros. Poralguma razão nunca gostei de os emprestar ou de ler livros emprestados.Gosto de os comprar e de os guardar, para revisitar e folhear sempre queposso. E este foi um bom motivo para o fazer: que livros mais metocaram? Quanto às leituras que contribuíram para a minha formaçãomédica, sem dúvida já muitas aqui foram lembradas.

Outras leituras: “O Livro de Safira” por Gilbert Sinoué, Editora Difel

Nunca a História me fascinou tanto como o período daTolerância em que, em Espanha, Cristãos, Judeus e Muçulmanos conviveram eviveram no mesmo espaço.

Neste romance, um monge, um rabino e um filósofo árabe unem os seus conhecimentos na busca de um objectivo comum.

Nunca mais se repetiu este período da história nem parecehaver condições para que se volte a repetir em qualquer lugar do mundodos nossos tempos.

 

 

 

 

Outras leituras: “O Meu Pé de Laranja Lima” por José Mauro de Vasconcelos, Editora Dinapress

“Eu sou arteiro, sou levado, muito peralta por isto vivoapanhando da malvada Jandira, aquela solteirona. Lá em casa ninguémgosta de mim só a Godoia, o papai depois que perdeu seu emprego nafábrica vive bêbedo, a mamãe sai de madrugada para trabalhar, coitada,para sustentar a casa. Meu irmão acima de mim o Totó só quer saber de mechutar, tem o Luizinho muito pequeno este eu tenho de cuidar, os outrosirmãos nem lembram que eu existo.”

Zezé, de 5 anos, vive com os seus muitos irmãos e a suaenorme imaginação. A sua pequena árvore – Minguinho – fala com ele.Para fugir do mundo em redor, Zezé encontra na árvore o seu refúgio. Oseu melhor amigo acaba por ser um homem rico e só – Portuga – e arelação de amizade que entre os dois se estabelece faz com que todos osproblemas da vida valham a pena.

Esta referência já não é a primeira entre os leitores da MGFamiliar. Mas nunca é demais repetir.

Quando preciso de chorar sentidamente, leio O Meu Pé de Laranja Lima. Tudo na vida é mesmo relativo!

LivroLivros
Menu