NICE: Actualização das orientações da abordagem da diabetes tipo 2

Por Mariana Morais (CS de Espinho), Helena Beça (USF Espinho), Mariana Tudela (USF Horizonte)

Em Maio de 2008, a NICE actualizou o seu guia de actuação na diabetes tipo 2. As principais alterações e pontos-chave incluem:

  • Envolver o utente nas decisões relativamente ao valor de HbA1c. Este valor poderá ser superior a 6,5%.
  • Oferecer apenas a auto-vigilância da glicemia a utentes com diagnóstico de novo, como uma medida de educação para a saúde. O seu objectivo deve ser discutido, assim como a sua interpretação e modo de actuação.
  • Utilizar aspirina 75 mg / dia nos doentes com elevado risco cardiovascular ou idade ≥ 50 anos, se tensão arterial < 145 / 90mmHg
  • Utilizar a metformina como agente hipoglicemiante oral de primeira linha nos doentes com excesso de peso ou obesos. Considerar a utilização de sulfonilureias nos doentes não-obesos, se a metformina estiver contra-indicada ou não for tolerada ou em associação com esta. As glitazonas devem ser consideradas tratamento de terceira linha.
  • A droga anti-hipertensiva de primeira linha é um IECA, associado a um diurético ou a um antagonista dos canais de cálcio nos doentes cuja tensão arterial não está controlada em monoterapia ou em doentes com descendência em África ou Caraíbas. A associação a outras drogas deverá ser efectuada conforme necessário para o controlo da tensão arterial.
  • Iniciar sinvastatina 40 mg / dia nos doentes com idade ≥ 40 anos (excepto se risco cardiovascular baixo). Considerar a sua utilização dos doentes com idade < 40 anos se risco cardiovascular elevado. Aumentar para 80mg/dia se valor do colesterol LDL ≥ 77 mg / dl (2 mmol / l). Se existir doença cardiovascular ou microalbuminúria, considerar a intensificação da terapia optando por outra estatina ou associando ezetimibe, de forma a atingir estes valores alvo de LDL.

Artigo original: http://www.npc.co.uk/MeReC_Monthly/merec_monthly_no5_web.pdf

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Prescrição Racional
Menu