O papel dos antagonistas dos leucotrienos no tratamento da asma – alguma alteração?

Por Diana Carneiro, IFE MGF, USF Horizonte

Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine teve como objectivo avaliar o papel dos antagonistas dos leucotrienos (AL) como fármacos de primeira linha e em associação com os corticóides inalados (CI) no tratamento de doentes asmáticos seguidos em cuidados de saúde primários. Este estudo decorreu em 53 centros de saúde de Inglaterra, num período de dois anos, e englobou 658 doentes asmáticos com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos (poucos doentes com <12 anos de idade).

No ensaio onde se avaliou o papel dos AL como fármacos de primeira linha, os doentes asmáticos estavam sintomáticos e necessitavam de iniciar um tratamento preventivo. No ensaio onde se avaliou o papel do AL em associação com os CI, os doentes receberam CI durante> 12 semanas e mantinham sintomas que justificavam a associação de outro fármaco. No primeiro ensaio (primeira linha) foi comparada a administração de AL (148 doentes) vs CI (158 doentes) e no segundo ensaio (associação) foi comparada a associação de AL + CI (170 doentes) vs a associação de CI + β2 agonistas de longa acção (182 doentes).

Os autores deste estudo concluíram que os AL são semelhantes aos CI como terapêutica de primeira linha e aos β2 agonistas de longa acção como fármaco de associação aos CI no tratamento da asma no primeiro período de dois meses, o que não se verificou após os dois anos do estudo. Não houve diferenças estatisticamente significativas nos episódios de exacerbações e no resultado do questionário do controlo de asma em ambos os grupos dos dois ensaios.

Os resultados deste estudo desafiam as recomendações actuais no tratamento da asma, contudo as suas limitações (sem grupo placebo, grupo muito heterogéneo) não devem alterar a prática clínica actual.


Artigo original: http://www.npc.nhs.uk/rapidreview/?p=3847

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Prescrição Racional
Menu