POEM: ramipril na claudicação intermitente?

 Por Mariana Rio, USF São João Porto

Pergunta clínica: o ramipril melhora a capacidade da marcha em doentes com doença arterial periférica e claudicação intermitente?

Desenho do estudo: este ensaio clínico aleatorizado e duplamente cego foi publicado na JAMA em fevereiro de 2013. Foram seleccionados 212 adultos com índice tornozelo-braço <0,9, história de claudicação intermitente durante pelo menos 6 meses e sob medicação antilipidemiante e antiagregante. A esta amostra foi dado ramipril 10 mg ou um placebo de aspecto idêntico. O seguimento foi feito ao fim de 24 semanas, tendo sido avaliado o tempo total de marcha e o tempo de marcha sem dor, a uma velocidade de 3,2 km/h com uma inclinação de 12%. Foi também aplicado um questionário para avaliar a melhoria na qualidade de vida.

Resultados: o  ramipril foi associado a maior aumento do tempo de marcha sem dor (75 segundos) e do tempo total de marcha (225 segundos), quando comparado com o placebo, assim como melhoria na qualidade de vida no que respeita à capacidade física.  Cerca de 6% dos indivíduos abandonaram o estudo por terem desenvolvido tosse.

Comentário: a doença arterial periférica(DAP) é multifactorial. Para o seu desenvolvimento contribuem o tabagismo, a diabetes mellitus, hipertensão e a dislipidemia. A abstinência tabágica e mudança dos estilos de vida, assim como o controlo das restantes patologias são essenciais para diminuir o risco de DAP.

Neste estudo, o ramipril mostrou-se útil na diminuição dos casos sintomáticos, porém, não se percebe se a melhoria encontrada estaria relacionada com o melhor controlo do perfil tensional ou se teria um efeito mais directo na claudicação intermitente. Além disso, as características da amostra estudada estão incompletas, não sendo referidos os antecedentes patológicos que contribuíram para a DAP.

Artigo original

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Prescrição Racional
Menu