Rastreio de sífilis na gravidez

Joana Costa, IFE MGF, USF das Conchas – Lumiar

De acordo com a OMS, mais de 2 milhões de grávidas têm sífilis ativa a cada ano, maioritariamente em países economicamente carenciados, que quando não tratada ou tratada inadequadamente desencadeia resultados adversos na gravidez em cerca de 69% das mulheres infetadas. O The Lancet lançou recentemente uma revisão sistemática acerca da importância do rastreio da sífilis na gravidez, de forma a evidenciar a eficácia do mesmo na prevenção da sífilis congénita e outros resultados adversos na gravidez e, assim, atrair maior atenção para esta questão.

A pesquisa efetuada pelos autores foi, de certa forma, dificultada pelo facto de que

os estudos controlados e randomizados necessários à prova da eficácia, não serem mais considerados éticos. Posto isto, os mesmos conseguiram reunir 10 estudos,

tendo em conta três premissas: um aumento da execução de testes de rastreio e das taxas de tratamento e uma redução dos resultados adversos. Apenas 2 encorajavam as mulheres a procurarem cuidados precocemente no início da gravidez. Face às intervenções descritas nos artigos selecionados, foi possível encontrar uma redução da mortalidade perinatal (RR de 3 estudos 0.46, IC 95% 0.26-0.82) e de nados-mostos (RR de 3 estudos 0.42, IC 95% 0.19-0.93), bem como uma redução da incidência de sífilis congénita em todos os 4 estudos que mediram este resultado.

Os autores concluíram que as intervenções para melhorar a cobertura e efeito dos programas de rastreio para a sífilis pré-natal reduzem a incidência de nados-mortos ou morte perinatal atribuíveis à sífilis em 50%. Mais, os recursos necessários à implementação de programas de rastreio pré-natal são um investimento bastante vantajoso na medida em que se pode reduzir alguns dos resultados adversos na gravidez, bem como melhorar a sobrevida neonatal e infantil, principalmente em países mais carenciados.

Artigo original: http://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099%2811%2970104-9/abstract

A não perder
Menu