TEDxMaastricht: o balanço

Trago-vos aqui o balanço do Simulcast do TEDxMaastricht que decorreu no passado dia 2 de Abril na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O evento abriu com uma Talk com recursos de “alta tecnologia” na qual participaram, em simultâneo, colegas a partir de Maastricht, da Austrália e do Canadá. Contudo, mais do que a tecnologia, a mensagem foi notável: os colegas defenderam o fim das biopsias efetuadas às cegas na abordadem diagnóstica do cancro da próstata.

Dado os danos e as limitações associadas à prática das biópsias cegas da próstata que atualmente é um procedimento padrão, os colegas propõem e demonstraram o uso da ressonância magnética como forma de evitar esses danos.

Outros temas abordados: capacitação dos pacientes, defendeu-se a prática de uma medicina cada vez mais humana (“Compassionate Care”), mais centrada na pessoa. Nesse sentido, cada vez mais os pacientes terão que ter acesso fácil aos seus dados e exemplo disso foi o de um Hospital em Nijmegen, Holanda, onde os pacientes podem aceder aos seus processos clínicos a partir de sua casa através de um computador ligado à Internet. Também foi defendida a inclusão de pacientes nos Congressos Médicos – até já foi desenvolvido um logo “Patients included” para identificar Congressos Médicos que respeitem esta boa prática.

Um outro tema abordado foi a importância do uso de jogos eletrónicos aplicados à saúde : “the gamification of Health”.

Uma nota final: o evento teve muita qualidade e foi acompanhado em dezenas de simulcasts por todo o mundo… Na FMUP estivemos cerca de 60 de pessoas, mas podíamos ser muitos mais :)) Recordo o tema Principal do evento “the future of Health”… Este evento permitiu agitar consciências, despertar para novas realidades que nos vão bater à porta… Eu gostava de ver os nossos jovens alunos de Medicina mais atentos e mais presentes em eventos deste tipo.

Editorialblog
Menu