Estratégia para aconselhamento das famílias na gestão do tempo de ecrã das crianças

 



 

 

Pergunta clínica

Que conselhos devem ser dados aos pais relativamente ao tempo despendido em frente ao ecrã?

Enquadramento

Vivemos no mundo da era digital. Televisão, computadores, Internet, smartphones, videojogos e redes sociais entram no léxico e na vivência das crianças desde muito cedo. Neste contacto, reconhecem-se riscos mas também benefícios. A exposição a novas ideias, a aquisição de conhecimentos, a oportunidade de contacto social e de obtenção de suporte são benefícios reconhecidos. Os efeitos negativos no peso corporal e sono, a exposição a informação imprecisa ou a conteúdos inapropriados, bem como os problemas relacionados com a privacidade e confidencialidade, são potenciais riscos da utilização dos média digitais.

Tipo de artigo

Recomendações do Grupo de Estudos em Comunicação e Media da Associação Americana de Pediatria.

Recomendações

Os pais e os pediatras devem trabalhar em conjunto no sentido de desenvolver um Plano Familiar de Utilização dos Media (através da plataforma Family Media Plan). Este plano deverá ter em consideração o tipo e quantidade de média a ser utilizado pela criança ou adolescente, assegurar o cumprimento das recomendações de atividade física diária (1 hora por dia) e de tempo total de sono (8-12 horas por dia, consoante a idade), designar tempos livres de média (por exemplo, refeição em família, duração tempo de realização de tarefas escolares) e locais em que os média são proibidos (como no quarto), bem como assegurar que a recomendação é partilhada pelos restantes cuidadores, como avós ou babysitters. O médico deverá discutir com a família os benefícios e riscos associados à utilização dos média, bem como alertar para ferramentas de controlo da atividade e sinais relacionados com práticas menos seguras.

Comentário

A presente recomendação pretende ir mais além do que apenas limitar o tempo máximo despendido em frente ao ecrã e recomenda um plano estruturado, em que se realçam temáticas importantes como o cumprimento da atividade física diária e tempo total de sono recomendados. A decisão partilhada de um plano entre o médico de família e a família é um momento chave de educação para a saúde, adequando estratégias para um uso moderado destes meios, podendo assim tirar benefício da sua utilização. Fica bem patente também nestas recomendações que a vivência do mundo digital não deve interferir com o que é mais importante: o estabelecimento de relações afetivas de proximidade, determinantes no desenvolvimento da criança.

 

Artigo original: Pediatrics

 

Por Maria João Xará, USF Entre Margens

 

 

A não perder
Menu