Triscaidecafobia e o serviço de urgência numa sexta-feira 13

 

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13 e está fortemente associada à sexta-feira. Esta ligação nasceu com a prisão de vários templários, acusados de traição pelo Rei Filipe IV de França, a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira.

 

 

Pergunta clínica: Há razões para temer o serviço de urgência (SU) numa sexta-feira 13?

Comentário: Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13 e está fortemente associada à sexta-feira. Esta ligação nasceu com a prisão de vários templários, acusados de traição pelo Rei Filipe IV de França, a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira.
Durante 7 anos (sortudos), foram estudadas as sextas-feiras 13 para perceber que “azares” é que ocorreriam. Além disso, foram analisadas também as sextas-feiras que as antecediam uma semana e um mês (controlo).
Neste dia especial, houve uma média de idas ao SU semelhante às da semana anterior e menor em relação ao mês anterior. De todos os motivos de ida ao SU estudados (acidentes de viação, trauma, eventos coronários, eventos cerebrovasculares, mordidelas animais, patologia psiquiátrica e hospitalizações, etc.) apenas estava aumentada a hipótese de traumatismo com objetos penetrantes.
Vários estudos obtiveram os mesmos resultados em relação às fases da lua, no entanto, o mito ainda não foi desfeito.

Conclusão: Os profissionais de saúde que trabalharem no SU numa sexta-feira 13 não têm razões para preocupação. Apenas poderá haver mais traumatismos com objetos penetrantes. Porém, não se saberá se poderá haver um efeito exponencial numa sexta-feira 13 de lua cheia…

Artigo original: Am J Emerg Med

Por Mariana Rio, USF São João do Porto

 

 

 

A não perder
Menu