Visco-suplementação: Amortecendo o golpe (na sua carteira)?

Por Vítor Cardoso, USF Gualtar

 

 

Pergunta clínica: As injeções de visco-suplementos (ácido hialurónico) melhoram os sintomas da gonartrose?

 

Desenho: Revisão baseada na evidência, realizada por colaboradores da Alberta College of Family Physicians.

 

Resultados: Foram encontradas 7 revisões sistemáticas. A mais relevante data de 2012 (Rutjes, et al) e incluiu 89 ensaios clínicos aleatorizados e controlados (ECAC) num total de 12.667 pacientes (idade média de 63 anos) num follow-up médio de 16 semanas. Foi descrita uma redução da dor aos 3 meses (Effect Size -0.37; -0.46, -0.28), com um minino benefício clinico (-0.37=9mm na escala da dor de 100mm). São apontadas várias questões: i) os estudos de melhor qualidade (>100 pacientes, com aleatorização e ocultamento apropriado), não encontraram nenhuma melhoria clínica significativa da dor ou da função; ii) viés de publicação: ECAC com resultados negativos são menos propensos a serem publicados: 5 de 6 estudos não publicados forneciam dados demonstrando ausência de efeito desta intervenção. Adicionalmente, é de referir um aumento de eventos adversos, motivo de abandonos do tratamento (Risco Relativo 1.33; 1.01-1.74).

Outras 6 revisões sistemáticas (cada com 7 a 76 ECAC) encontraram resultados similares, demonstrando um efeito sobreponível entre injeções de placebo e aquelas de visco-suplementos. Por outro lado, raramente eram obtidas diferenças clinicamente significativas ou quando presentes não eram alvo de discussão. Os estudos de melhor qualidade demonstraram novamente um menor benefício, inclusive nos pacientes com mais de 65 anos e osteoartrite mais avançada radiograficamente.

 

Comentário: Globalmente e desde a sua difusão, as injeções de visco-suplementos adquiriram uma boa reputação na opinião pública e mesmo entre alguns profissionais de saúde. Aparentemente, o entusiasmo poderá ter sido excessivo e prematuro, uma vez que a investigação nesta área foi de fraca qualidade. A melhor evidência, indica assim para a ausência de um benefício significativo do ácido hialurónico podendo causar eventos adversos, incluindo os económicos. Neste âmbito carece uma análise de custo-efetividade. Cada solução injetável tem o preço de 34,9€ em Portugal, não usufruindo de comparticipação. A posologia recomendada é de 1 injeção intra-articular/semana durante 5 semanas o que perfaz um total de 174,5€.

 

                                                                                                                                         Artigo original

Prescrição Racional
Menu