Vitamina C: sem benefício adicional à suplementação de ferro na anemia ferropénica

 

 

Pergunta clínica: Será a associação de ferro e vitamina C mais eficiente que o tratamento com ferro isoladamente no tratamento da anemia ferropénica?

Enquadramento: Dado que a vitamina C favorece a absorção de ferro, alguns médicos recomendam a sua suplementação no tratamento da anemia ferropénica.

Desenho do estudo: Ensaio clínico aleatorizado. Foram incluídos utentes com 18 ou mais anos, com diagnóstico de novo de anemia por défice de ferro. Foram critérios de exclusão: gravidez, hemorragia severa incontrolável, úlceras gástricas ou duodenais, doença inflamatória ou tumores do trato gastro-intestinal. Os participantes foram aleatorizados 1:1 para dois grupos: o grupo de intervenção recebeu 100 mg ferro oral + 200 mg vitamina C, a cada 8 horas; o grupo de controlo recebeu 100 mg de ferro oral a cada 8 horas. Todos os doentes foram acompanhados durante 3 meses, com controlo analítico a cada 2 semanas, durante 2 meses. O marcador (outcome) primário foi a alteração do valor da hemoglobina às 2 semanas de tratamento. Os marcadores secundários foram: alteração na percentagem de reticulócitos às 2 semanas; subida da hemoglobina às 4 semanas; aumento da ferritina sérica às 8 semanas de tratamento; eventos adversos.

Resultados: Foram incluídos 440 participantes (220 no grupo de intervenção e 220 no grupo de controlo, sem diferenças entre grupos no início do ensaio); idade média de 38,3 anos; 96.8% do sexo feminino; 98.2% completaram o estudo. Utilizando uma análise segundo a intenção de tratar, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos relativamente aos marcadores primário – variação no nível de hemoglobina – ou secundários -incluindo em relação à variação dos níveis de ferritino ou aos efeitos adversos (vide supra).

Comentário: Apesar do curto período temporal de acompanhamento e de o tratamento ser exclusivamente dirigido à anemia ferropénica e não à causa subjacente, parece ser seguro afirmar que não há benefício na suplementação com vitamina C aquando do tratamento com ferro, nomeadamente no que concerne ao nível de hemoglobina e às reservas de ferro do organismo.

Artigo original: JAMA Netw Open

Por Susana Miguel, USF Cruz de Celas

 

 

Prescrição Racional
Menu